sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Jovens do Programa Paineira apresentam Trabalho de Conclusão de Curso




Em dezembro, jovens dos cursos Educação para o Trabalho e Assistente Administrativo do Programa Paineira apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. Todo o semestre, ao final do curso, os educandos devem elaborar um projeto de encerramento de curso colocando em prática os conteúdos aprendidos durante os cursos.





No curso Educação para o trabalho, os educandos têm a oportunidade de colocar em prática as técnicas que aprenderam durante o semestre. O trabalho de conclusão de curso é feito em dois momentos. No primeiro, eles criam microempresas fictícias e no segundo apresentam os resultados, desafios e aprendizados alcançados com estas iniciativas. Os jovens do curso Gestão de Alimentos criaram três microempresas e dividiram suas receitas por regiões do Brasil. Além da técnica de preparar os alimentos, eles pesquisaram receitas dos pais e avôs e cada uma delas levou o nome de quem a passou. Os alimentos foram vendidos no dia do Encontro Cultural, evento da Fundação Julita. Já a turma da oficina de Costura realizou um desfile também apresentado no mesmo evento. Além de produzir as peças do desfile, eles pesquisaram quais eram as roupas utilizadas por seus pais e avós, os estilos utilizados por cada região do Brasil, fizeram uma releitura e criaram as peças.















Já o curso de Assistente Administrativo, como trabalho final, os alunos estudaram detalhadamente três departamentos da Fundação Julita: Recursos Humanos, Financeiro e Compras avaliando se o fluxo de trabalho destas áreas estava satisfatório. Caso diagnosticassem que não, poderiam dar sugestões para possíveis melhorias. A proposta do trabalho era conhecer na prática, os conteúdos ensinados durante o curso.







Empoderar para transformar!

Ao final das apresentações, os educandos falaram sobre o quanto estudar na Fundação Julita foi significativo para eles e apontaram as transformações que ocorreram em suas vidas.


“Este lugar é incrível! Acreditam em nossa capacidade e não desistem de nós! Recebem a gente de braços abertos.” (Karine Lima Martins, educanda do curso Educação para o trabalho)

Muitos jovens, disseram que aprenderam a trabalhar em equipe, a pensar mais no coletivo e a ter responsabilidade e que os ensinamentos vão muito além do que formação para o trabalho:


“Na Julita é diferente, aprendemos de forma humana e igualitária. Nos aceitam como somos e realmente nos empodera.” (Bárbara Santos, educanda do curso Educação para o Trabalho)



Nenhum comentário:

Postar um comentário