quinta-feira, 5 de maio de 2016

AÇÕES PARA PROMOVER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Conheça algumas das práticas do projeto de “Alimentação Saudável” da Fundação Julita:


• Atividades lúdicas

Contações de história, roda de conversa, culinária e brincadeiras estão entre as atividades desenvolvidas com as crianças pequenas. Uma das atividades aconteceu no dia 28 de abril e foi desenvolvida pelas estagiárias de Nutrição. Elas apresentaram às crianças de até 3 anos, atendidas pelo Programa Castanheira da Fundação Julita, uma peça de teatro sobre a importância da alimentação nos primeiros anos de vida. Durante a apresentação, as crianças acompanharam a trajetória da personagem "Maria Cenourinha", que precisou comer bem para ter energia e brincar!










• Pesar, medir e orientar

Para acompanhar o desenvolvimento físico dos beneficiados (curva de crescimento), é realizada a medição de peso e altura das crianças, adolescentes e jovens a cada dois meses. Para crianças de até um ano, além do peso e altura, também é verificado a circunferência cefálica. Os jovens entre 15 e 17 anos são beneficiados com palestras e rodas de conversa sobre distúrbios alimentares, como obesidade e anorexia.

As informações de peso e altura viabilizam identificar se o atendido está se desenvolvendo de acordo com sua faixa etária. Quando é detectado algum desvio da curva de crescimento, a nutricionista realiza orientação para educadores e familiares.










• Dia do Peixe 

A Fundação Julita é responsável pela maioria das refeições diárias de crianças e adolescentes, que passam a maior parte do dia na organização. Por isso, o cardápio oferecido é elaborado para suprir boa parte das necessidades nutricionais dos atendidos.

Por ser mais caro do que as outras carnes, o peixe não está na mesa de muitas crianças e adolescentes atendidos na Julita, o que dificulta a sua aceitação. A partir de rodas de conversa e ações de conscientização, como a decoração com informações nutricionais, o peixe tornou-se o alimento mais consumido entre os que foram inseridos pelo projeto. Várias substituições alimentares também são colocadas em prática, principalmente como alternativa ao sal, gordura e açúcar.












O peixe é servido assado para evitar frituras no cardápio. Nesta versão, é acompanhado por batatas cozidas.




PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A Fundação Julita promove a alimentação equilibrada para 1.200 pessoas atendidas diariamente por meio da elaboração de cardápio adequado, atividades educativas, formação e orientação para educadores e famílias, além do acompanhamento da curva de crescimento. Com isso, praticamente erradicou a desnutrição entre os beneficiados pela organização. A alimentação é fundamental para o bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário