sexta-feira, 15 de abril de 2016

SEXUALIDADE É TEMA DE ATIVIDADE PARA ADOLESCENTES


No dia 07 de abril, o grupo dos adolescentes de 11 e 12 anos atendidos pelo Programa Ipê-Amarelo participaram de atividade de sensibilização sobre o que é sexualidade. Nesta faixa etária, o Programa inicia a abordagem deste tema para que o adolescente entenda a fase da puberdade e possa se conscientizar sobre o respeito ao seu corpo e dos outros. 

Durante a roda de conversa, o grupo definiu o conceito de sexualidade coletivamente. Depois disso, os adolescentes se dividiram em grupos e produziram cartazes com recortes de imagens ligadas ao conceito. Além das imagens, cada grupo escolheu três palavras-chaves que estão associadas à sexualidade. 

Durante as apresentações dos grupos, alguns adolescentes se perguntaram o motivo de não ter muitas pessoas negras nas revistas (porque elas também não apareceram tanto nos cartazes) e também não terem nos meios de comunicação muitos casais homossexuais. Após as apresentações, o grupo finalizou a atividade com uma roda de conversa. 


PARCERIA NA FORMAÇÃ

As atividades sobre sexualidade são parte da formação recebida pelo educador do grupo no Instituto Criança é Vida. O Instituto é parceiro da Fundação Julita na formação de educadores e coordenadores na Educação Infantil e Educação Complementar sobre temas que abordam o desenvolvimento da criança e do adolescente e seu contexto familiar. Em 2014, o Programa Ipê-Amarelo realizou encontros mensais com famílias para dialogar sobre as fases do desenvolvimento da criança e do adolescente, violência, importância da família e do  ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário