sexta-feira, 18 de setembro de 2015

POETA ALEMÃO PARTICIPA DE SARAU

No dia 11 de setembro, a Fundação Julita recebeu a visita do jovem poeta alemão Nils Straatmann. Ele veio à organização especialmente para conhecer os projetos sociais desenvolvidos e participar do sarau “Expressão Juventude”, evento mensal realizado pelos jovens do curso de Educação para o Mercado de Trabalho beneficiados pelo Programa Paineira.

IMG_8669_500px

Durante a visita, o poeta se surpreendeu com o espaço da organização e suas ações socioambientais: “Nesse lugar eu vejo a sustentabilidade de verdade. Aqui é realmente um lugar único”. Antes do sarau, o poeta conversou com os jovens sobre o cenário da poesia na Alemanha, destacando os slams de poesia e os espaços culturais.

Para motivar os jovens, o poeta abriu o sarau relatando como foi sua aproximação com a poesia e contando sobre sua trajetória até o lançamento de seu livro. De maneira carismática e bem-humorada, Nils apresentou suas poesias, com e sem tradução, para verificar a reação dos participantes.

A Fundação Julita foi uma das organizações contempladas na cidade de São Paulo com o evento “No rastro de Stefan Zweig“, um circuito de visitas do poeta alemão promovido pelo Instituto Goethe em homenagem ao escritor austríaco Stefan Zweig. Nils também visitou Belo Horizonte, Belém, Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ).

IMG_8700_500px

IMG_8701_500px



“ESPAÇO DE REFLEXÃO E CRIATIVIDADE”

Os jovens do Programa Paineira também se apresentaram com poesias e músicas. No fim do encontro, Nils elogiou a iniciativa de promover o sarau: “Este espaço é muito importante porque promove a criatividade e estimula a reflexão sobre o cotidiano”. Por fim, ele sugeriu aos jovens que, além de conhecerem o trabalho de diversos poetas, também procurassem criar suas próprias poesias para se expressar.

IMG_8698_500px


PROGRAMA PAINEIRA

Oferece gratuitamente atividades para a convivência e o fortalecimento de vínculos, além de cursos de orientação para o mercado de trabalho, para 280 adolescentes e jovens acima de 15 anos por ano. Após o término da formação, os jovens podem ser encaminhados ao mercado de trabalho, como aprendizes, para empresas parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário