quinta-feira, 16 de julho de 2015

CONFIRA COMO FOI O CINE_JUVENTUDE DE JULHO!


No dia 13 de Julho rolou mais uma edição do Cine_Juventude. O filme escolhido foi o "Capitães da Areia", longa baseado na obra de Jorge Amado. Contamos com a presença de 60 pessoas (alunos e comunidade).

A educomunicadora Maria Helena Barros, do Núcleo de Educomunicação da Fundação Julita e mediadora do Cine_Juventude, conta para a gente como foi:

"Após a exibição do filme, fizemos um bate papo sobre ele. De início, perguntamos o que acharam do longa, se gostaram ou não, impressões que tiveram etc. Os participantes nos disseram que gostaram, que foi um filme bom de se ver. Uma participantes falou que gostou do filme porque ele traz uma outra solução para os meninos de rua, pois nem todos ao final do filme continuaram bandidos.

Depois dessas falas, fizemos um contexto histórico da obra. Falamos da época que foi escrita e objetivo do autor com essa obra: denunciar o descaso e injustiça social. Com isso, perguntamos ao público sobre qual descaso social era retratado nesse filme. Foi dito que o descaso era o descuido com as crianças abandonadas que por isso tinham que arrumar alguma maneira para sobreviverem.
Foi perguntado também se esse descaso ainda era visto na sociedade atual e responderam que sim. 'Se uma criança ou um jovem não tem oportunidades, vai ser muito mais fácil ele escolher um caminho errado', contaram os participantes. Aproveitamos essa fala e conversamos também sobre a redução da maioridade penal e de como essa ação não resolve o problema do menor infrator. Alguns participantes exemplificaram usando a cena do filme na qual um dos personagens é preso, mas não recebe tratamento adequado na cadeia para socializá-lo novamente à sociedade".

Em agosto, o Cine_Juventude será no dia 10. Prepare-se: "De quem é o seu desejo de consumo?" 














Nenhum comentário:

Postar um comentário