sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AMAMENTAR É PROTEGER E AMAR O BEBÊ!


Nesta semana, do dia 01 ao dia 07 de agosto, comemorou-se a 23° Semana Mundial De Aleitamento Materno.
A amamentação é um carinho e constitui a melhor forma de alimentar e proteger o bebê.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a alimentação de bebês com 6 meses de vida seja exlusivamente com o leite materno.

Após os seis meses, os alimentos complementares são inseridos na alimentação do bebê, mas a amamentação deve ser mantida. A OMS indica que as crianças consumam o leite materno até os 2 anos. Os benefícios emocionais e físicos da amamentação prolongada são muitos, como conta Jordelina Lopes. Ela é mãe de Miguel Lopes que tem um ano e meio e desde do início de 2014 participa do Programa Castanheira:

"Desde que soube que estava grávida tive vontade de amamentar. Minha vontade era tanta que com seis meses de gestação eu já tinha leite. Engordei na gestação e voltei com meu peso normal pouco tempo depois do parto por causa da amamentação. Até hoje tenho leite e o ofereço ao meu filho; ele adora. Acredito que ele seja tão apegado a mim por conta da amamentação. Amamentar é maravilhoso", conta ela.




A nutricionista do Centro de Saúde da Fundação Julita lembra que muitas mães desistem de amamentarem por conta da dor: "É normal nos primeiros 15 dias sentir dor ao amamentar. Mas a mãe precisa se preparar para este momento e entender a importância do leite materno na saúde da criança", conta.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Protege as crianças de diversas doenças e infecções, pois possui anticorpos e glóbulos brancos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário