terça-feira, 6 de agosto de 2013

CONFIRA COMO FOI A OFICINA DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

No último sábado, dia 03 de agosto, aconteceu a Oficina de Produtos de Limpeza Ecológicos. No início desta atividade, as participantes (principalmente mães de educandos da Fundação Julita e mulheres que participam da atividade de caminhada e alongamento) foram convidadas a refletir sobre produtos comprados nos supermercados. Será que eles são realmente eficazes? Quais são impactos da fabricação e distribuição destes produtos na natureza? 

Os produtos de limpeza industrializados possuem a vantagem de serem práticos, mas agridem o meio ambiente, poluindo a água. Também são causadores de alergia, queimaduras químicas e sensibilidade na pele. Pensando nisso, a oficina propôs a criação de soluções para a limpeza da casa que não prejudicam tanto o meio ambiente. Outros benefícios dos produtos ecológicos: são econômicos (6 litros de detergente industrializado custam R$20, contra R$3 da versão ecológica), promovem a autonomia e o sentimento de bem-estar, além de possibilitarem a geração de renda (pode-se fazer em casa e vender para vizinhos).

Foram produzidos os seguintes produtos: detergente, repelente, amaciante, desinfetante sanitário e solução para desintupir pia.

"Não vou mais entrar no supermercado para comprar produto de limpeza, vou fazer tudo em casa" - Maria das Dores Santos, 52 anos, participa do grupo de artesanato do Programa Araucária.










A oficina de produtos de limpeza ecológicos foi ministrada por Deroila Marinho, estagiária do Centro de Educação Ambiental, e pela voluntária Vivian Chun (farmaceutica) que utiliza há muito tempo os produtos ensinados em sua casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário