quarta-feira, 10 de julho de 2013

JOVENS DO PROGRAMA PAINEIRA APRESENTAM TCC

A apresentação final da turma do primeiro semestre de 2013 do Programa Paineira (Educação para o Mercado de Trabalho) contou com a participação de empresários e empreendedores sociais. No total, seis grupos realizaram a exposição do processo de concepção e atuação de suas miniempresas, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Representantes das organizações parceiras foram convidados para avaliar os trabalhos desenvolvidos; entre eles está Marisa Marquez, do Instituto George Mark Klabin (IGMK), instituição que financia o curso de Assistente Administrativo. Ela falou sobre a relevância da formação: "acredito que este curso fornece ao jovem subsídios para uma nova etapa da vida dele. A apresentação do trabalho é uma oportunidade que ele possui de se expressar e expor seus potenciais". A banca avaliadora também foi composta por Marcelo Marzagão, do Instituto More; Paloma Rodrigues, do Instituto Proa, e Adélia Rodrigues, coordenadora do Programa Paineira. 

O curso de Educação para o Mercado de Trabalho é oferecido aos jovens da comunidade do Jardim São Luís com o objetivo de prepará-los para os desafios do primeiro emprego e da vida adulta. Durante seis meses de formação, os jovens recebem conteúdos relativos à área administrativa e optam pela formação técnica em confeitaria/panificação ou eletroeletrônica. 

 Com o intuito de desenvolver o empreendedorismo e promover a aplicação dos conteúdos ministrados, os jovens enfrentam o desafio de constituir uma miniempresa. A atuação desta empresa acontece durante os eventos da Fundação Julita (Festa Junina e Encontro Cultural). Neles, os jovens que participam das atividades de confeitaria e panificação produzem e vendem doces e salgados e os jovens da atividade de eletroeletrônica organizam uma exposição dos objetos produzidos durante o semestre. Para finalizar a formação, eles também aprendem técnicas de elaboração de trabalhos e estratégias para falar em público. Estes conhecimentos são essenciais para a última etapa da formação, que consiste na apresentação dos trabalhos de conclusão de curso. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário