quarta-feira, 15 de maio de 2013

VOCÊ SABE O QUE É E COMO CUIDAR DA DIARRÉIA?

Estão acontecendo muitos casos de diarréia na região. Por isso, é muito importante saber como identificar e tratar essa doença.


O que é?

É a evacuação de fezes pastosas ou líquidas efetuadas mais de três vezes por dia.


Como são os sintomas?
Além de alteração nas fezes, a diarréia também pode ser acompanhada de dor abdominal, cólicas, náuseas, frequente necessidade de ir ao banheiro e perda do controle do intestino.


Quais são as causas?
Muitos fatores podem provocar a diarréia, como intolerância a determinados alimentos, doenças intestinais e contagio pela forma viral. As retrições alimentares e as doenças do intestino são condições individuais e não são contagiosas. A forma viral da doença é menos grave, mas pode atingir uma grande quantidade de pessoas, caraterizando uma virose. Saiba mais sobre as principais causas de diarreias:
Restrição alimentar:  intolerâncias e sensibilidades a alimentos, sendo os mais comuns lactose e medicamentos feitos com magnésio.
Doenças intestinais: as mais comuns são a inflamação intestinal, a colite ulcerativa, a doença de Crohn e a doença celíaca.
Virose: adquirida pela falta de higiene e a permanência em ambientes sem circulação de ar, tais como igrejas e ônibus.


Quais são as consequências?
A consequência mais preocupante da diarréia é a desidratação. Também podem ocorrer febre, calafrios ou fezes com sangue.


Como tratar?
Deve-se evitar cafeína, alimentos gordurosos (frituras em geral), pães e alimentos feitos com farinha de trigo, laranja, mamão, achocolatado e alimentos com corante (gelatina e salsicha, por exemplo). Esses alimentos podem agravar a diarréia. À medida que os sintomas melhorarem, alimentos mais macios e suaves podem ser adicionados à dieta, como banana, arroz branco, batata cozida, torradas, cenoura cozida, e frango ao forno sem pele ou gordura.
Também é recomendado o soro caseiro para previnir a desidratação. Para evitar essa consequência, recomenda-se beber o soro caseiro que tem a seguinte receita:

- três pitadas de açúcar;
- uma pitada de sal;
- um copo (200ml) de água filtrada e/ou fervida.
Obs: Não se esqueça de lavar as mãos antes de preparar o soro.


Atenção: o soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.


 Como se prevenir?
• lavar sempre as mãos (antes do contato com  alimento, antes de alimentar a criança, após limpar uma criança que acaba de evacuar, após ir ao banheiro e todas as vezes que retornar da rua);
• ferver a água antes do cozimento dos alimentos e da ingestão, caso ela não seja filtrada;
• nunca beba na própria garrafa ou lata;
• faça gelo com água filtrada ou fervida e não utilize gelo de locais desconhecidos;
• alimentos como verduras, legumes e frutas devem ser guardados limpos e secos, em sacos plásticos na parte de baixo da geladeira ou em local fresco. Não consuma alimentos estragados.  Sempre cozinhar bem e consumir imediatamente após o cozimento.


Se a diarréia persistir procure um médico.



Informações cedidas pelo Centro de Saúde da Fundação Julita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário