segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ATIVIDADES REALIZADAS NA SEMANA DA CRIANÇA

As crianças do Programa Ipê-Amarelo brincaram de vôlei cego, xadrez, bolinha de gude, dama, balão de água e tiveram de um momento livre para apresentações, onde dançaram e cantaram. Também participaram de uma oficina de leitura com monitores do Parque da Água Branca.







No Programa Castanheira, as comemorações do dia da criança aconteceram na quinta, 11 de outubro. Os responsáveis foram convidados a assistirem junto com seus pequenos uma encenação chamada "Preta de chocolate", uma adaptação da estória da Branca de Neve e os sete anões. 

Neste espetáculo, a personagem principal era negra e os sete anões possuiam deficiências, como a visual e a física. O objetivo desta adaptação foi desenvolver o perceber e respeitar as diferenças, valorizando a diversidade cultural, tema dos projetos de todas as turmas. Logo após assistirem o teatro, cada responsável foi com seu filho até a sala para juntos construirem um brinquedo. A ideia era gerar a reflexão sobre o consumo infantil. As atividades foram relacionadas com o projeto de cada turma.

"Sempre venho nas atividades. O mais importante é a convivência com as crianças, participar em conjunto. Sempre que venho faço a atividade com meu filho e adoto um, alguma outra criança que o pai não veio para fazer junto comigo."
Luiz Flávio - pai de Renan, 4 anos 



"Vi o teatro e reparei que era uma estória conhecida, mas com personagens diferentes. Acho muito importante ele [meu filho]aprender sobre as deficiências. Outro dia, ele chegou em casa e disse: 'Na escola foi um amigo que é deficiente visual, mas ele disse que podia fazer tudo que a gente faz.' É bacana saber que meu filho esteja aprendendo e não tenha preconceito. Eu nunca nunca tinha falado com ele sobre isso e ele me deu uma aula".
Marina - mãe do Eduardo, 4 anos.


Para finalizar as comemorações, os responsáveis de todas as crianças foram convidados a participarem de jogos e brincadeiras no sábado (13). Foi uma oportunidade dos adultos brincarem junto com as crianças, também possibilitou a troca entre famílias e educadores. Esse momento foi planejado pelos Jovens Monitores, projeto que pretende formar futuros educadores de esporte.

Cartazes fixados no jardim, próximo a entrada

"A Dona Maura, que nunca havia brincado de amarelinha nenhuma vez sequer, pois quando era mais jovem tinha que trabalhar para ajudar no sustento da família. Nós explicamos a Dona Maura como se joga amarelinha, depois de algumas tentativas, ganhou uma rodada com gente bem mais jovem do que ela"


Brincando de vôlei balão


Muito bom receber as famílias no espaço para brincar


Muitas famílias participaram das atividades 


 
Depois das atividades, muitas pessoas pessoas continuaram se divertindo na oficina de dança e maracatu



Você pode conferir o relato dos Jovens Monitores sobre esta atividade no blog do projeto, click aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário