quinta-feira, 23 de agosto de 2012

3º MUTIRÃO AGROFLORESTAL - CONTAMOS COM SUA AJUDA!



No dia 1º setembro acontecerá o 
3º Mutirão Agroflorestal na Fundação Julita. 


Saiba o que já aconteceu nos últimos multirões:

Nos dia 21 e 28 de julho realizamos o primeiro e o segundo Mutirão Agroflorestal. O principal objetivo destas atividades foram a reintegração do homem com a natureza, o que resulta no ambiente auto dinâmico e produtivo.
As principais atividades desses dias foram a separação dos galhos, retirada de resí­duos não orgânicos do mulch (restos orgânicos de varrição, poda e animais), reconhecimento de espécies, registros fotográficos da fauna local, manejo de solo vivo, estudo e observação da área. Também foram observados os caminhos que a chuva percorre e aonde iluminação solar passa. Essa análise auxiliou a visualização de espaços estratégicos para cultivo de alimentos orgânicos.

BOSQUE REVITALIZADO

A Fundação Julita tem o privilégio de contar com um bosque remanescente de Mata Atlântica. Nesse espaço foram iniciadas ativ
idades para revitalizar o solo e dinamizar o crescimento de plantas ornamentais e alimentí­cias sem derrubar a mata, seguindo o modelo da Agrofloresta. Esse modelo é baseado na Agroecologia, uma visão bem diferente do modelo atual de agricultura onde a sucessão natural é observada, aprendida e aplicada, reduzindo os problemas na produção de alimentos e os custos da produção, além de não contaminar o solo e a água com defensivos e fertilizantes quí­micos.

Confira os depoimentos de quem participou destas ações:

"O dia começou cedo e com expectativas, o sol estava aquecendo nosso trabalho e iluminando nosso caminho para as tarefas. Muito prazerosoestar entre a natureza… Dai, comecei a compreender a essência de cada coisa… Cada ser vivo ali existente é a substância da vida e estar em contato, visualizar, sentir nas mãos me fez entender como funciona um ecossistema florestal...Todo esse primeiro contato foi mágico pra mim, nunca havia presenciado essa fauna em ação.…Esse foi só o
primeiro dia, eu quero muito participar dos outros"
Mariana Ferreira, educadora ambiental - contando sobre sua participação no primeiro mutirão

"Tivemos também a presença de crianças que ficaram encantadas com a intervenção ambiental e interação conosco de forma filosófica, mostrando a admiração que eles têm com o meio ambiente e a compaixão com os animais e plantas. Isso gerou uma série de perguntas sobre as vidas existentes … fazendo despertar o interesse em cuidar da natureza"
Deroila Marinho, educadora ambiental

"Participar do mutirão foi uma oportunidade maravilhosa, por saber o motivo de estar fazendo este trabalho de colocar galhos para evitar que em dias de chuva o solo fique desidratado e é uma maneira de preservar o espaço. Gostei de aprender coisas novas, de conhecer pessoas diferentes, novos saberes, conversas que fazem refletir. Vi a quantidade de lixo que existe escondido por de baixo dos galhos e da terra e me senti muito bem em tirar aquela sujeira.Achava que os galhos e os restos de árvores em decomposição não serviam para nada, mas são muito importantes. Adoraria participar de uma próxima vez"

Tatiana
Macedo, educanda do Programa Paineira (Orientação Profissional) - participou do segundo mutirão


Nenhum comentário:

Postar um comentário